terça-feira, 21 de setembro de 2010

#ForaRoseanaSarney




Do blogue caquinho-de-mundo.

Finalmente volto a postar, um fato realmente fez esse retorno valer à pena. Desde junho sou adepta do Twitter, bem dinâmico, sempre cheio de coisas engraçadas e notícias atualizadas na velocidade que só o Twitter pode proporcionar. Bem, o fato que me fez voltar às postagens aconteceu hoje, mas já vinha se configurando há algum tempo: a personificação do movimento #ForaRoseanaSarney pelas ruas de São Luis.

Fato importante por vários motivos, o principal deles é um basta que começa a ser dado pela juventude, um basta à última oligarquia existente no país! O Maranhão é dominado, continuamente, há 45 anos pelo mesmo grupo político. Quando finalmente consegue respirar, a herdeira vai à justiça para tomar o que lhe é supostamente de "direito". (Bem feito pro Jackson, se rendeu ao que há de pior na política e perdeu o apoio da população e o governo).

Vamos ao que realmente interessa... desde o mês passado vem crescendo continuamente no twitter um movimento com a tag #ForaRoseanaSarney, tomou proporções tão grandes que chegou aos Trending Topics Brazil (Tópicos mais comentados do Twitter). Os criadores do movimento decidiram então levá-lo às ruas e organizaram - via Twitter - uma mobilização, a passeata surpreendeu pela quantidade de pessoas que aderiram ao movimento, algo entre 1,5 e 2 mil pessoas, que saíram pelas ruas da cidade, rumo ao Palácio dos Leões, gritando Fora Roseana Sarney! Foi algo lindo de se ver (pena que não pude participar, mas estou com meus bottons e vou usá-los durante a semana), vi as imagens no Youtube e em alguns blogs independentes.

Roseana Sarney foi à TV, em seu horário eleitoral, desqualificar os internautas, blogs e twiteiros que usam a internet para mostrar sua indignação contra um governo fajuto, que vive de propaganda, enquanto o Estado configura entre os mais pobres do país, pobre em tudo, educação, saúde, saneamento básico, infraestrutura. Por isso apoio totalmente o movimento.

Só mais uma informação, só porque ela tem dois adversários mais fortes da disputa eleitoral, não significa que as pessoas presentes estivessem ali em troca de pagamento. Obviamente muitos eram ligados a partidos adversários, mas a maioria esmagadora estava pelo prazer de gritar bem alto FORA ROSEANA SARNEY, O MARANHÃO NÃO A QUER MAIS!!!

Taí umas imagens que são um tapa na cara de quem disse que foi um fracasso...


Foto: Blog do Luis Cardoso


Foto: Blog do Kenard


www.mundocaquinho.blogspot.com

4 comentários:

  1. Em Imperatriz o ato #ForaRoseanaSarney acontecerá nesta dia 24 de setembro. #ForaRoseanaSarney – Por um Maranhão livre e sem oligarquia – Conclamamos o povo a votar em qualquer um dos outros candidatos, mas NELA NÂO!
    leia mais detalhes: http://www.carlosleen.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Caro Cristiano,

    que bom que voltaste a postar. Meu caro, estamos diante de um movimento extraordinário nesta campanha, a campanha eleitoral através das mídias livres. Hoje no momento da manifestação #foraroseana eu estava com meus alunos em uma palestra sobre o uso e construção dos blogues, ministrada por um professor de história. Soube apenas horas depois do movimento que havia ganhado as ruas, aliás soube pelo twitter. E no momento pensei, quem não consegue acompanhar as informações na internet tem de fato perdido um caloroso e democrático debate. O eleitor usuário da internet tem acesso a um surpreendente percentual de informações, opiniões, análises de pesquisas e suas distorções, denuncias de abuso de poder...falta folêgo para ler tudo, falta tempo. A Tv, esta abandonei por ora. Hoje pensei muito sobre o papel que as mídias livres ganharam nesta eleição e também sobre o papel que as mídias livres passam a exercer nas tramas da linguagem e da educação. Se antes nós professores tinhamos uma excessiva preocupação com as redes sociais e os transtornos causadas na escrita e na leitura e como isto impacta na formação e aprendizagem, é certo que devemos fazer uma reflexão inversa e começar a pensar em como usar as mídias livres e redes sociais em canais de formação de leitores, estímulo ao racíocinio lógico, formação política dos jovens e outras formas que traduzam significados posivitos a formação humana. Estamos nesta trama de redes sociais e transitando entre professores reais e virtuais, discutir a escola, os alunos, os professores neste jogo de linguagem, certamente é muito mais complexo, mas também um debate instigante. E "VIVA"...rsrs o movimento #foraroseana.

    ResponderExcluir
  3. Obrigado pelo seu comentário Carlos Leen.

    Espero que o #ForaRoseanaSarney também seja um sucesso em Itz.

    Saudações.

    ResponderExcluir
  4. Cara Lícia.

    A postagem não é minha, é da Thaís, achei importante repercurtir.

    Vc está certa quando diz que essa mobilização é surpreendente para a história plítica do MA. Em uma eleição despolitizada, onde as manifestações de massa são raras, o #ForaRoseanaSarney conseguiu botar milhares de pessoas na rua... Do virtual virou real!!!

    Talvez isso mereça uma reflexão.

    Infelizmente estou sem tempo, mas logo, logo espero retornar com minhas postagens.

    Saudações.

    ResponderExcluir

Seu comentário será publicado após moderação.