domingo, 28 de março de 2010

SIM, O POVO PODE VENCER !


"As armas ensaia,
Penetra na vida:
Pesada ou querida,
Viver é lutar.
Se o duro combate
Os fracos abate,
Aos fortes, aos bravos,
Só pode exaltar."

Gonçalves Dias.


Já está inscrito nos anais da história política contemporânea maranhense a decisão do PT a favor da aliança com o PCdoB e PSB tendo FlávioDino candidato à governador. Essa batalha deixa muitas lições sobre a movimentação das forças políticas para 2010. Algumas delas anoto abaixo.

A maior vitória foi obtida pelas forças democráticas, progressistas e de esquerda, representadas principalmente pelos petistas que mostraram coerência ideológica entre o projeto nacional mudancista e a busca de alternativas locais para o poder no estado. A unidade das esquerdas venceu à discussão política, deixando desnudada a tese do "pragmatismo de cargos" tão propalada pela mídia sarneísta.

Lição 1: não menospreze o poder das idéias! Elas custam pouco e, se forem justas, mobilizam corações e mentes!

O maior derrotado foi o PMDB de Roseana Sarney. Foi dela a iniciativa de "conquistar" o PT através dos métodos convencionais: promessas de cargos, favores, muita mídia e... Pouca política. Essa foi a maior derrota da oligarquia desde 2006. O PMDB utilizou da sua poderosa máquina para avançar sobre os petistas, fizeram um trabalho grande, em várias frentes, local e nacional, mas não conheciam o terreno e subestimaram o adversário.

O terreno desconhecido era o PT, uma vez que ao longo dos trinta anos desse partido no MA, nunca os sarneístas se importaram com ele e, de repente, quiseram vender a idéia de que um não podia viver sem o outro. A aproximação rápida, por cima e cimentada por uma mídia fâmula e ufanista - que ficavam cantando vitória antes do fim da batalha - acabou por ter um efeito contrário do que esperavam: unificou o sentimento petista contra essa invasão alienígena!

Subestimaram o adversário porque observaram que o PCdoB é um pequeno partido que não tem uma máquina como o PMDB e, segundo alguns, "máquina é votos!". Desconsideraram as profundas relações políticas, ideológicas e históricas que os comunistas têm com o PT desde 1989! Não observaram que o PT, como partido da esquerda, ESTÁ NO CAMPO DO PCdoB. Que quando se luta contra um poderoso exército invasor no seu próprio campo, utiliza-se tática de guerrilha, furtiva, pelos flancos, não enfrentando o inimigo com as suas armas, mas derrotando sua própria estratégia de ação. A força da máquina sarneísta no terreno petista acabou virando a maior fraqueza do próprio PMDB.

Lição 2: "apresento ao inimigo as minhas forças como se de fraquezas se tratasse, ao mesmo tempo que tranformo as suas forças em fraquezas, e busco onde mais fraco ele será. Oculto meus rastros para que ninguém os note e conservo-me calado para que ninguém me ouça". Sun Tzu em A Arte da Guerra.

Por fim, mas não menos importante, a vitória da esquerda, sua unidade, mostra ao povo que ele pode vencer. Sim, nós podemos! Não temos "a máquina" mas estamos armados com as melhores idéias, faremos o melhor programa, conhecemos o terreno e o povo e, acima de tudo, somos bons de luta.

Por enquanto é apenas uma pequena vitória em uma batalha... Mas logo, logo seu eco será escutado por todo maranhão.

Viva a unidade das esquerdas!
Viva o povo do Maranhão !
Flávio Dino governador !


8 comentários:

  1. Querido entusiasta Camarada Capovilla,

    Primeiramente, parabéns pelo texto!

    Sem dúvida que o dia 27 de março de 2010 entrou para a história política do nosso amado Maranhão e o que é mais emocionante, gratificante e apaixonante, é que o verdadeiro vencedor do embate travado em um hotel no bairro do Olho D`Água, não foi fulano ou beltrano e sim o POVO do Maranhão, justamente ele, que neste momento, em sua grande maioria, ainda, nem se dá conta, do quão foi importante para sua própria história, a decisão conquistada no último sábado.

    VIVA O MARANHÃO!!!!!!
    VIVA O POVO MARANHENSE!!!!
    VIVA O PCdoB!!!!!
    VIVA O PT!!!!
    FLÁVIO DINO GOVERNADOR!!!!

    ResponderExcluir
  2. Obrigado por suas belas palavras meu camarada Allan Patrício.

    De fato o povo do MA é o grande vitorioso desse processo.

    Vamos agora aos novos embates.

    Saudações.

    ResponderExcluir
  3. é melhor esperar a contagem de votos nas eleições pra dizer quem é o maior derrotado nessa história toda.

    ResponderExcluir
  4. quero parabenizar todo aqueles que sempre lutaram e acreditaram essa vitoria marcante do ultimo sabado, e em especial aos petistas que jamais iriam se furtar de está do lado dos partidos que sempre fizeram a unidade popular. agora vamos todos juntos se preparar, pois vem uma batalha atras da outra. vamos nessa!!!!!!! saudaçoes a quem tem coragem

    ResponderExcluir
  5. É isso Roberto.

    Vamos nos preparar para as próximas batalhas.

    Saudações.

    ResponderExcluir
  6. Capovvila, a tomada desse monte no terreno de guerra foi importantíssimo.
    Os incautos n entederão jamais o caráter estratégico que foi a manutenção do PT no campo das esquerdas, fortalecendo, não o PMDB, mas as esquerdas.
    Isso de fato é agir para golpear "a estratégia de ação" do adversário.
    O Senador Sarney sentiu o golpe e sabe que isso, somado a outras coisas, acaba inviabilizando o Projeto do PMDB no estado e ao mesmo tempo, ajuda a criar condições para o avanço do projeto do PCdoB, do PT, do PSB, e de outros tantos partidos maranhenses.
    Na verdade, penso que é tudo o que, no fundo no fundo, a Dilma e o Lula querem.
    mas é que é por conta do 'tabuleiro'.
    quem sabe mais pra frente.
    Com efeito, é necessário o conjunto do PT entender bem o que está acontecendo.
    podemos até marchar separados mas bater,... temos que bater juntos.
    Parabéns ao PCdoB e a todos que contribuiram com essa vitória.

    ResponderExcluir
  7. Cara Luíza.

    Já houve a contagem dos votos e nós ganhamos! Portanto, Roseana Sarney perdeu essa batalha. Foi isso que eu disse: ganhamos uma importante batalha mas a guerra ainda não terminou.

    Quanto ao que vc se refere, estamos melhor posicionados agora do que antes. Portanto estamos mais fortes.

    Saudações.

    ResponderExcluir
  8. Caro Marden.

    Concordo com vc. Derotamos a ofensiva de Roseana Sarney sobre nosso território da esquerda. Mantivemos uma importante posição estratégica: o PT!

    Ao garantir essa importante posição, podemos agora fazer nossas incursões no terreno do adversário e fustigá-lo.

    Portanto foi uma grande batalha e uma bela vitória. Quem ganha é o povo do MA.

    Saudações.

    ResponderExcluir

Seu comentário será publicado após moderação.