sábado, 2 de janeiro de 2010

Excluído.

!!!!

70 comentários:

  1. Tive o desprazer de conhecer esse senhor em uma palestra na Loja Maçônica Verdadeira Luz, do Grande Oriente do Brasil.
    O mesmo coronel Guedes, falou sobre Soberania Nacional e também, neste dia de forma grosseira atacou o Governo Lula. Os ranços desse senhor é visível com a democracia. Parabéns ao Cristiano Carpovila por ter feito essa postagem. Até hoje não consegui entender como alguém tão despreparado consegue comandar o 24o Batalhão de Caçadores.
    Espero sinceramente que o Exercícito coloque esse Senhor no lugar que ele merece.
    Postei a sua materia em meu Blog e no Blog da Dilma.

    ResponderExcluir
  2. Quando acontece coisas como esta, necessário que o Governo dê um basta, seja enérgico. Ninguém sabe o que existe escondido em determinadas atuações. Também postei a matéria no meu blog, o cabresto sem nó.

    ResponderExcluir
  3. Essa história de chamar a DILMA de terrorista é rebaixar a discussão. E uma argumentação superada.
    No mais, acho que a melhor resposta a ignorante é deixá-lo falar.
    http://www.notasjudiciosas.wordpress.com/

    ResponderExcluir
  4. Caro Anselmo Raposo.

    O Cel. Guedes é um servidor público e como tal tem que se comportar. É inadimissível que use a TV para emitir opiniões pessoais, desqualificadas e fora de contexto.

    Não acredito que essa seja a opinião majoritária nas forças armadas. Por isso mesmo a vitória das forças progressistas e de esquerda são essenciais para a consolidação da democracia no Brasil.

    Saudações.

    ResponderExcluir
  5. Caro Agnelo.

    Esses setores minoritários das forças armadas precisam saber que a democracia no nosso país é irreversível!!! Pelo contrário: vamos aprofundá-la cada vez mais.A vitória política em 2010 é essencial nesse projeto.

    Saudações.

    ResponderExcluir
  6. Caro ìtalo.

    Acredito, sinceramente, que o Cel. falou demais. Um sujeito em situação de comando militar não pode se empolgar tanto a ponto de criticar os poderes instituídos. Como dizem por aí: ele perdeu as estribeiras...

    É importante que ele saiba que não se aceita mais esse tipo de coisa. Se ele quer emitir opiniões políticas que deixe a farda e concorra nas eleições e não se utilize do dinheiro do contribuinte para falar suas bobagens pessoais.

    Saudações.

    ResponderExcluir
  7. Caro Cristiano

    É a reação das viúvas da ditadura, ela se traduz na opisição que determinados figuras do setor militar e conservador brasileiro -digo indivíduos, pois não acredito que a nova geração de militares esteja disposta a carregar esse fardo dos torturadores)- manifestam na oposição a criação da comissão da verdade e justiça, atribuem a culpa por esse debate a Dilma (sic).´
    Esse discurso é a mostra grátis do que vem por aí, vai demorar até esse entulho conservador ser limpo e a coincidência maior é que esse discurso de chamar Dilma de terrorista escutei pela primeira vez na voz de Boris Casoy, aquele do despreso aos garis.É fétida essa atitude de comandante aí do 24º BC, infelizmente.

    ResponderExcluir
  8. cRISTIANO,
    ESSE É APENAS O INÍCO DE UMA CAMPANHA SUJA QUE FARÃO CONTRA DILMA. ALÉM DE TERRORISTA, VÃO CHAMÁ-LA DE ASSALTANTE DE BANCO.
    PRECISAMOS FICAR ATENTOS E RESPONDER Á ALTURA NA CAMPANHA QUE ESTÁ COMEÇANDO.
    ED WILSON

    ResponderExcluir
  9. Caro Robson.

    É um pequeno e despreparado setor minoritário das forças armadas que se recusam a evoluir na compreensão estratégica. Ainda estão no passado, no século passado, e desconhecem quem são os verdadeiros inimigos da nação.

    Os fatos e a realidade são destorcidos por uma visão ideológica elitista e exógena, estranha a nacionalidade, ao povo e a defesa do Brasil.

    Soldados como esse devem imediatamente ir para reserva.

    Saudações.

    ResponderExcluir
  10. Caro Ed.

    De fato a direita golpista, infamada pela grande mídia, está desesperada com a popularidade do Lula e a perspectiva do ciclo progressista, democrático e nacionalista se propagar. Por isso o desespero e a baixaria.

    Estamos atentos e responderemos a todos os ataques !!!

    Também deveremos dar nossa contribuição aqui no MA para derrotar as forças do atraso social e fazer valer a mudança progressista, democrática e de esquerda.

    Para tanto contamos com sua ajuda e, tenho certeza, não faltará.

    Saudações.

    ResponderExcluir
  11. capovilla, que beleeeza de comentário.
    O Ten. Cel. Guedes é dessas figuiras caricatas de fato. Um vacilo atrás do outro. Empolgado com os cortejos recebidos pela boa hospitalidade do nosso povo tem confundido as coisas.
    As forças armadas brasileiras exercem papel fundamental na construção nacional e hoje tem tido comportamento ainda mais patriótico na construção de um novo projeto nacional de desenvolvimento, não por coincidência, nas lides do governo governo Lula. Governo que o Ten. Cel. Guedes acabou de atacar de maneira insubordinada e leviana. O Comando Maior do exwercito deve saber disso, se já ,não o sabe.
    Parabenizo o prof. anselmo raposo pela repercussaõ do tema em blogs nacionais.
    Opiniões como a que expressou o Ten. Cel Guedes não representa sequer a opinião dos seus comandados aqui do histórico 24 BC muito menso da massa da opinião das forças armadas em seu conjunto.
    parabéns uma vez mais.

    ResponderExcluir
  12. Caro Marden.

    Vc está correto quando afirma que as forças armadas tem um papel a cumprir no projeto nacional de desenvolvimento. Mas só cumprirá de fato se estiver do lado do povo, da maioria da nação, e não dos interesses mesquinhos de uma elite colonizada.

    Espero que com a repercussão negativa do fato ele se contenha e cumpra seu papel de subordinado aos poderes constituídos.

    Saudações.

    ResponderExcluir
  13. A verdade, mesmo sendo contestada e, até mesmo de maneira raivosa, jamais deixará de ser verdade.Portanto todos estes comentários, anteriores, contra a afirmativa do Comandante militar não tem peso nenhum, não muda nada sobre os fatos incontestáveis sobre que corrobora a declaaração do comendante militar.

    ResponderExcluir
  14. Sr. anônimo.

    A verdade é que ele é um subordinado aos poderes constituídos, logo, ao governo democraticamente eleito.

    A verdade é a que brotará das urnas em outubro desse ano e que consegrará de maneira definitiva a ascensão e a continuidade da esquerda no poder do Brasil.

    A verdade é que esse comandante vai se subordinar a esse poder constituído ou se derá mal.

    A verdade é que vc não tem coragem de se identificar.

    Essas são as verdade incontestáveis.

    Saudações.

    ResponderExcluir
  15. A esquerdalha ex-terrorista (derrotada) tá assanhada. Comecei a ler os comentários mas tive engulhos. Vãom procurar o que fazer, há divgersas famílias alagadas no Est. RJ passando fime e desabrigadas. Por que não usm seu excessivo tenpo desocupados e acham um modo de ajudá-los ?

    ResponderExcluir
  16. O TCel Guedes está mais do que certo, Dilma foi terrorista sim, bem como a maioria dos componentes do governo que aí está.
    Esse protesto todo que vemos aqui parte de esquerdistas derrotados em 64 que não se conformam com a vitória das Forças Armadas que salvou o Brasil do jugo comunista. É só ver os jornais da época e a própria rede Globo para saber que os militares foram extremamente aplaudidos pelo povo brasileiro que foi ás ruas louvar as tropas libertadoras da Pátria.

    ResponderExcluir
  17. Prezado Sr

    O texto induz os leitores a pensar que os militares não têm direito à opinião pessoal ou coletiva! Por quê? Acaso não são cidadãos, com direito a voto e participação? Acaso foram em algum momento ou por qualquer instrumento alijados do processo político nacional ou do espectro social brasileiro? Seriam eles cidadãos de segunda classe, merecedores do repúdio de seus patrícios e da condenação ao eterno silêncio?
    Claro que não! A democracia, salva do ideário defendido pelo fogo das armas dos que queriam o Brasil transformado em uma enorme Cuba, atrasada e reprimida, garante a todos, repito, a todos os brasileiros o direito de pensar, querer, falar e defender suas idéias e anseios! É por isto que podemos dizer, com orgulho, com imenso orgulho, que a Revolução, ou, mais precisamente, a Contra-Revolução de 64, foi definitivamente democrática! Ela salvou a democracia, ameaçada por homens e mulheres travestidos de defensores do direito e das liberdades, como é o caso de Sra Dilma, até agora, candidata a Presidente da República.
    Saiba que os militares estão sempre atentos à vida nacional e aos rumos que a ela são dados pela conjuntura interna e externa para, se necessário, como é seu dever constitucional, correr em socorro da Pátria e da sociedade quando ameaçadas em seus desígnios democráticos de liberdade e autodeterminação, portanto, quem acredita mesmo em democracia, não teme os soldados, não os exclue da vida cidadã nem lhes nega o direito de igualdade de tratamento.
    Respeitosamente
    Paulo Chagas (*)
    (*) Cidadão brasileiro, militar da Reserva.

    ResponderExcluir
  18. Sr. Mário A.

    Nós não estamos mais na ditadura, por isso deixe dessa arrogância militar e policialesca de querer mandar nos outros.

    Se aqui é lugar de desocupados, o que fazes aqui? Vá procurar o que fazer !!!

    Sugiro que procure um curso de redação, depois um de história.

    Passar bem.

    ResponderExcluir
  19. Sr. Raul Gonçalves.

    O golpe de 64 só pode ser plenamente compreendido à luz da conjuntura da "guerra fria", da bipolaridade que dividiu o mundo no pós - guerra. Havia pessoas a favor e contra, como em todo país do mundo... Era assim o mundo nessa época.

    A questão é que esse mundo já desapareceu, não há mais bipolaridade nem 'guerra fria', mas a doutrina ideológica de alguns militares ficaram ainda nessa época, isto é, estão fora da conjuntura atual.

    Chamar Dilma de 'terrorista' é equivalente a chamar os militares de "torturadores", por exemplo. Chamar o exército brasileiro de "bando de assassinos" ou o governo de "terrorista" é equivalente! É estar em uma conjuntura que não existe mais!

    Esse é o cerne da minha crítica: o desvirtuamento ideológico de alguns setores militares, presos a uma doutrina ultrapassada,que impede que as Forças Armadas sejam plenamente absorvidas pela democracia.

    Eu não estava em 64, mas estava em 84-85, e, se aquela saída do poder foi uma vitória... Eu preferiria ter sido derrotado, pois os militares sairam do poder desmoralizados e ridicularizados e até hoje sofrem esse ônus.

    Eu reavaliaria essa visão de que o golpe de 64 saiu vitorioso. Só se foi uma vitória de Pirro, pois os "teroristas" estão no poder e vão permanecer no poder!

    Espero que tenha sido claro.

    Saudações.

    ResponderExcluir
  20. Senhor Capovilla, o senhor é um MENTIROSO.

    Em nenhum momento, em programa nenhum de TV o Ten Cel Guedes chamou a Dona Dilma de terrorista.

    O Força Brasil é um programa positivo e nele não entra LIXO.

    Ademais, ainda que tivesse chamado, não estaria cometendo nenhuma transgressão, pois o fato é de DOMÍNIO PÚBLICO e dona Dilma tem muito orgulho disso... GD./BYE

    ResponderExcluir
  21. Sr. Paulo.

    Finalmente um argumento que não apela para a autoridade nem a ofensa ideológica! Obrigado.

    Vc já viu algum comandante militar fazendo campanha eleitoral? Aparecendo no horário gratuíto de TV? É claro que não. Os militares têm opiniões políticas e vão continuar tendo independente do que se faça. Mas não é essa a questão.

    A questão é que o Cel. Guedes não pode usar de um programa de TV para atacar as autoridades constituídas! Essa é a questão! Ele sabe disso. Ele exagerou e já está pagando um preço por isso.Por acaso ele é um "aloprado", como se diz na gíria militar? Espero que não.

    Quanto essa estória de salvar o país de uma grande Cuba... Sinceramente apenas uns poucos historiadores ligados ao golpe de 64 defende essa tese. A maioria dos cientistas sociais e historiadores apontam fatores conjunturais externos para o golpe, a "guerra Fria" e a bipolaridade.

    Aceitar que o Brasil seria Cuba se não houvesse o golpe é equivalente a aceitar que depois da morte nós vamos para o céu ou para o inferno, isto é, não importa o que eu diga, só saberemos quando morrermos! Portanto, só saberíamos com toda certeza se o Brasil viraria uma Cuba ou não se o golpe não tivesse acontecido.

    Não dá para aceitar esse argumento, ele cai num círculo vicioso, onde vc dá por definitivo o que ainda precisa ser demonstrado e provado. É um argumento ilógico e só serve para reafirmar uma ideologia ultapassada.

    Se vc ler bem o texto e os comentários verá que não se trata de ataque aos militares, pelo contrário,se trata de incorporar os militares à vida democrática do país. As forças armadas são instrumentos da democracia e não os "professores", tutores da democracia.

    Quem construiu esse país foi o povo. Esse país é do povo e é dele que deve brotar a verdadeira democracia, e não de uma aristocracia ou eleite econômica ou militar. Acho que nisso estamos de acordo. Portanto, se querem defender a democracia, o Brasil, seu povo, respeitem o que brota da sua vontade.

    A ditadura durou 20 anos. Nesse tempo houve várias fases, inclusive a de suspensão dos direitos individuais, prisões arbitrárias, fechamento do Congresso, cassações, torturas etc. É isso que ficou da ditadura. É isso que o povo encherga quando se fala no regime militar. Essa é a herança que seus antecessores jogaram nas costas de vcs.

    Ainda bem que a nova geração de militares já não quer mais esse ônus e procuram se integrar no novo momento que vivemos. Onde as forças armadas são o intrumento fundamental do projeto nacional de desenvolvimento, com democracia e igualdade social.

    Hoje Sr. Paulo o nosso inimigo estratégico é o seu antigo aliado: os EUA! Cuidemos de unificar a nãção sob essa nova conjuntura e deixemos os ranços ideológicos para os historiadores que tratam do século passado. Os militares tem o seu lugar nessa nova conjuntura.

    Só conheço duas forças nacionalistas no País: os militares e a esquerda! E quando essas forças se unificarem em um projeto nacional de desenvolvimento, o Brasil será a grande potência que já começa a despontar.

    Saudações.

    ResponderExcluir
  22. Sr. GD.

    Sua acusação é contraditória. Não é a primeira vez que Cel. Guedes emite essa opinião em público. Ele é um crítico vulgar do governo e têm várias testumunhas disso. A sua falação no programa "Força Brasil" foi ofensiva aos poderes constituídos e ele relacionou diretamente os terroristas ao atual governo!

    Acho salutar e até assisto ao programa "Força Brasil", é um modo inteligente de prestar contas à sociedade do dinheiro que vai para as forças armadas, além de incentivar a carreira militar. Mas na hora que descamba para a "ideologia barata de 64" vira um lixo! O dinheiro público não pode ser usado para apologia a golpistas ou opiniões fascistas.

    É bom o Cel. Guedes abaixar a bola e guardar suas opiniões para sí. Nós, o povo, não precisamos escutar essas bobagens, muito menos travestidos com o uniforme do exército.

    O programa foi tão ofensivo que um tio meu, ex militar e público do programa, disse que se fosse comendante não se exporia daquele jeito.

    O Cel. Guedes sabe o que ele disse e espero que cópias desse vídeo vá parar nas maões dos seus superiores para que tomem providências cabíveis.

    Quanto ao programa, espero sinceramente que retome sua linha inicial de mostrar para o grande público o papel estratégico dessa parte do estado que é o exército brasileiro.

    Saudações.

    ResponderExcluir
  23. José Augusto - BH6 de janeiro de 2010 09:07

    Sr Capovilla:

    Tive a paciência de ler até aqui. Algumas postagens, de fato, compensaram minha insistência na busca de algo aproveitável nesse triste fato do comandante do batalhão, considerando que também sou um "à toa na vida".

    O conceito que temos, aqui no centro-sul maravilha, sobre o Maranhão da atualidade não é dos melhores. A maioria dos que trabalham e estudam no resto do Brasil não se conforma com esse apego colonial nordestino (cá entre nós, que elegeu o Lula por afinidade), trazendo o Brasil novamente para a época da troca de votos por esmolas, agrados verbais ou por pura obediência aos grandes patriarcas estaduais. É o ultrapassado coronelismo regional que obriga os falsos moralistas se travestirem de gênios esclarecidos que determinam o que os leitores ou acólitos devem ou não pensar. Todos sabemos que o Maranhão é um estado patrulhado e isolado do resto do país pela força política e financeira da família Sarney, tão combatida pelo antigo Lula/PT quanto adulada nos dias de hoje. Alguém aí em cima citou a Globo (do Sarney) como atestado de idoneidade no julgamento da contra-revolução de 64 (por quê esse termo? porque a revolução de fato era a do Jango e Arraes). A TV Globo só foi criada e virou essa potência nos governos Castelo Branco e Costa e Silva, até Figueiredo, propriedade política da antiga Arena. A partir daí, o povo maranhense só raciocina no que a Globo (leia-se Sarney) dita. No ano passado, nem uma parte da crise envolvendo o Sr José R.F.A.Costa, seus familiares e prosélitos foi divulgada em seu estado, por conta da Globo.

    E agora vem esse tal coronel metido a líder ideológico, através de programa artesanal da RedeTV!, ameaçar a hegemonia global do governo petista (leia-se "do apoio ostensivo da família Sarney"), que vem logo a grita geral. Todos contra o militar aloprado que nunca deveria ter saído de sua rotina castrense e de sua insignificância funcional.

    A apoteose de raciocínio estratégico aqui apresentado colocou o governo miiitar da ditadura a favor dos EUA quando, na verdade, não queria apoio era de ninguém interesseiro, quando o mundo ERA dividido leste o oeste, entre comunistas x capitalistas. Raciocínio simplista e ultrapassado quando o mundo de hoje é norte x sul, ricos x emergentes. Terceiro mundo antes, agora os pobres de fato, nunca contaram nessa briga pela hegemonia. Tem gente até hoje que raciocina naquela base faliada da "guerra fria", e tem pesadelos até hoje com isso. É a dualidade de Cristo ("quem não está comigo está contra mim") que nunca foi dita ou escrita nos evangélios, mesmo porque Ele não era burro.

    Mas, concordo, é mais fácil raciocinar assim. Foi assim que os professores do seu primeiro grau ensinaram. O Brasil precisaria ser comunista para ver se era melhor ou pior do que acabou sendo. Só depois de morto é que a gente vai saber se é bom mesmo. Então, morramos todos. Não adianta mostrar a situação de Cuba, Coréia do Norte ou (tem algum outro?) hoje, 2010, para ver se foi certo ou errado, porque ninguém prova que não ia ser diferente. Como, no mesmo raciocínio, se Cabral não tivesse descoberto o Brasil, até hoje seríamos índios. Ou se seu pai tivesse nascido mulher, como ia ficar? Ninguém sabe, e nem poderia advinhar. É difícil abrir o pensamento sem a imposição de diretrizes do partido que manda no estado e dá esse status todo. Não sei o que é pior: se acatar o que o Sarney manda, ou o que os mandantes dele, Lula/Dilma/PT/Globo, estão mandando.

    Você tem razão. Eu também acho que toda opinião fora da sua está totalmente errada, e tem que ser corrigida, nem que seja no porrete ou nas palavras duras. Se funcionou bem assim na extinta URSS, na antiga China maoísta (onde as forças armadas acertavam o passo com o partido único) e seus satélites, por que não funcionaria hoje, no Maranhão do século XXI?

    ResponderExcluir
  24. Sr Capovilla
    Apenas complementando a tyroca de idéias, devo lhe dizer que aprendi a teoria da Contra Revolução de 64 lendo o livro "Combate nas Trevas", do Sr Jacob Gorender, comunista histórico e coerente, que explícitamente defende a tese.
    Saudações finais.
    Paulo Chagas

    ResponderExcluir
  25. capovilla, como a reserva está alvoroçada. Sinal de que surtiu o devido efeito o registro no seu Blog.
    já imaginou se a moda pega?

    A Rede São Luís, do Zildene é a mesma Jovem Pan AM, repetida aqui, uma das maiores redes de rádio do País, usada dia e noite para combater politica e idologicamente tudo o que representa o governo Lula.
    financiada aos montes pelo governo do Estado de São Paulo, que tem a frente o Sr. José Serra, abusam da democracia. é um absurdo o que eles fazem. e iniciaram o ano, da virada em diante, num arranque espetacular, atacando ferozmente. o noticiário e seus comentaristas. por vezes utiliza técnicas de mensagens subliminares, quando não, emite suas opiniões, ou de maneira direta ou por meio de terceiros.
    Pra fechar, eles tentam desqualificar o debate para desviar o foco que é o de que as Forças Armadfas do Brasilk estão cada vez mais sintonizadas com o novo projeto nacional de desenvolvimento em cursao hoje no País.

    forte abraço
    é triste mas é isso.

    ResponderExcluir
  26. Sr. José Augusto BH.

    Também tive paciência para ler seu comentário. Poderia começar dizendo o seguinte:

    Não há um modelo universal (positivista)que sirva para enquadrar todas as nações socialistas.O estado socialista é uma construção que floresce do solo nacional, da história e da cultura de cada povo.Por isso toda comparação é provisória e rudimentar.China e Cuba têm diferenças colossais e a construção do socialismo acontece de maneiras diversas nessas nações. A grande China e a pequena e valente Ilha de Cuba.Sem querer me alongar: a nação brasileira só se realizará nos marcos de outro sistema econômico, socialmente justo e politicamente democrático, onde o povo e o estado construam a nacionalidade como expressão da sua própria liberdade.

    Quem inventou Sarney foram vcs do regime militar!!! Toma que o filho é teu !!! Sarney tem praticamente 40 anos de vida política. Nesse tempo todo, só apartir de de 2002 é que ele passou a integrar - junto com o PMDB que representa o 'centro político' no país - a base do governo de coalizão do Lula. Então agora ele é o atrasado, mas quando ganhou a eleição em 1966 com apoio dos 'golpistas de 64', ou quando foi da Arena e do PDS e servia docilmente a vcs, ninguém dizia nada!!! Faça-me o favor. Vcs inventaram o Sarney, nós só o utilizamos contra vcs! É como se tivéssemos capturado um 'canhão de vcs'.

    Mesmo Sarney sendo criação de vcs e atualmente está na base do governo Lula, as forças democráticas, republicanas, progressistas e de esquerda lançaram a candidatura do Deputado Federal Flávio Dino ao governo do estado do MA. Portanto, se tem alguém fazendo alguma coisa para tirar o poder do Sarney, somos nós da esquerda aqui do MA!

    É claro que ao reduzir o período histórico do pós-guerra a bipolaridade, nós queríamos destacar esse fatos como o mais universal desse período. Não houve golpe somente no Brasil, mas em toda América. Será coincidência ou tem haver com a guerra fria? "A América para os americanos do norte"!!!

    Por fim, não quero ter a verdade, mas exijo uma boa argumentação! Eu prefiro a clareza das premissas e a força da conclusão aliadas ao conteúdo histórico e social. A sua argumentação é confusa.

    Este blog tem lado e tem posição mas nem uma delas é contra as forças armadas, muito pelo contrário, defendo-as como instrumento de um projeto nacional de desenvolvimento, com democracia e justiça social.

    Saudações.

    ResponderExcluir
  27. Sr. Miguel.

    Interessante essas relações subterrâneas do jogo midiático da direita golpista. Espero sinceramente que os senhores militares do 24º BC não estejam fazendo isso de maneira premeditada e planejada. Quero acreditar que foi somente um deslize público do comandante.

    Porém, não descarto algo de maior monta, fruto dessa pseudo-crise sobre a compra dos aviões ou por causa do relatório dos Direitos Humanos.

    De qualquer forma estamos atentos e preparados para o debate de 2010.

    Obrigado e saudações.

    ResponderExcluir
  28. Sr. Paulo.

    Também já li "O combate nas trevas" do Gorender. Embora discorde de algumas afirmações e conclusões, é um bom livro para se entender o que pensava parte da esquerda durante o regime militar.

    De qualquer forma agradeço o esclarecimento.

    Saudações.

    ResponderExcluir
  29. Esse Capovilla não passa de mais um petralha imbecil...
    O cara é muito idiota, como todo petralha.

    ResponderExcluir
  30. sr Capovilla. quanta besteira e perda de tempo. Voces nao tem o que fazer? sao fanaticos? vao para o oriente medio, po!!

    ResponderExcluir
  31. Sr. anônimo.

    E vc também não tem o que fazer? O que fazes aqui então? Vá vc para o oriente médio, aproveite e se aliste nas forças norte americanas que combatem no Iraque!

    Lacaios do imperialismo como vc ficariam muito bem fazendo o serviço sujo sob a bandeira norte americana...

    Saudações.

    ResponderExcluir
  32. Sr. Sérgio Rocha.

    Pelo seu linguajar e a fraqueza dos seus argumentos está demonstrado publicamente quem é o imbecil...

    Saudações.

    ResponderExcluir
  33. Todos nós temos que a prender com o governador arruda. Ele perdoa todos que o julgaram. Portando, senhor comandante não os julgue. Não vamos julgar a senhora Dilma e nem o secretário de direitos humanos. Raciocinem: eles lutaram a vida toda por uma sociedade igualitária prevista pelo comunismo. Todos os bens seriam de todos. Só que agora são eles os detentores dos bens. São seus familiares que desfrutam de mordomos, seguranças e praias particulares. Eles, ao imaginarem a remota perda disso tudo caso não se elejam, alopraram. Miraram pra todos os lados, até o controle da imprensa. Claro que por óbvio o alvo mais frágil, imaginam eles, são as forças armadas. Bancando os heróis justificarão sua estada no poder.
    Agora, quando à divisão de seus bens? Pode tirar o cavalo da chuva. Só como lembrete: eles estão no poder a 7 anos. Claro que nenhum deles enriqueceu nesse período, nem nosso querido carregador de caixa de cerveja.
    Por favor, mais uma vez eu suplico: sigamos o Arruda.

    ResponderExcluir
  34. olha, o governo militar não foi exemplo de democracia, assim como cuba e coréia do norte não o são.
    tortura é crime imprescritível, assim como terrorismo, sequestro, homicídio qualificado... tudo praticado pelas duas bandas.
    não tem ninguém santo não, gente...

    que tal suspendermos a lei da anistia pros dois lados, no caso de crimes hediondos? que tal abrirmos de forma irrestrita os arquivos da repressão?
    quem tem medo de quê? o que é que a democracia tem a perder?

    o tempo de inocência já passou gente...

    ResponderExcluir
  35. A Dilma não é terrorista ?
    E a companheira Estela, será que esta é a terrorista ?

    A patrulha comunista entra em ação novamente. Os guerrilheiros podem ofender aos militares o quanto quiserem, porém basta um militar rotular uma terrorista de terrorista e já vem a onda repressiva.
    Quem está agindo de forma vingativa agora ?

    Isso sem contar, óbvio, a indústria das indenizações.

    ResponderExcluir
  36. Sr. Alexandre.

    Se moramos no mesmo país então a situação de "guerrilha" já acabou a muito tempo. Guerrilheiro não é profissão, é situação política concreta, onde as forças a serviço do imperialismo (no caso os governos militares apartir de 64)são mais fortes e as forças que defendem o interesse do povo e da nação são mais fracas. Nessa situação temos uma "guerra de guerrilhas".
    Portanto, não há 'guerrilheiros' em nosso país.
    Isso de ver terroristas em todo lugar, faz parte da esquizofrenia que alguns militares sofrem por ter ainda o cérebro congelado na guerra fria, isto é, nas décadas finais do século passado.
    Quero ver é vcs rotulando alguém de 'imperialista' !!! Isso que é para vcs fazerem, não fazem !!!
    Já disse que não anima os comunistas nem a vingança nem o revanchismo: apenas a luta antiimperialista e o projeto nacional de desmvolvimento. Nós estamos do lado da nação e do seu povo! E vcs de lado estão????

    As idenizações são justas pelos crimes que a ditadura cometeu. Usurparam o poder e feriram de morte a soberania nacional!!! Acho muito justo as idenizações.

    Saudações.

    ResponderExcluir
  37. Sr. Anônimo.

    A situação de Cuba, da Arábia Saudita ou do Gabão só os próprios povos desses países podem resolver. Não vai ser nós que vamos até lá para resolvê-los. Mas a situação do Brasil sim é tarefa nossa.
    Portanto, quem têm tradição de golpes no Brasil é a direita fâmula dos interesses colonialistas e imperialistas e infelizmente as nossas forças armadas. Essas sempre foram utilizadas como marionetes das elites locais auxiliadas por interesses exógenos.

    Vc sabe o que é o poder do estado? Já experimentou algum dia lutar contra ele? Pois bem. Foi isso que aconteceu na ditadura de 64-84. Portanto, não podemos em hipótese nenhuma igualar as forças em disputa. Não houve guerra. Houve ditadura, repressão e reação. Portanto, os crimes cometidos são por excelência crimes do estado ditatorial e eles devem ser mostrados e julgados.

    Além do que é uma covardia o que fizeram com nossos compatriotas na ditadura.

    Saudações.

    ResponderExcluir
  38. Caro Sr. anônimo.

    É interessante observar que o Arruda é da base política dos lacaios do imperialismo que apoiaram o golpe de 64 (DEM,PFL,PDS, ARENA...). O Arruda é do time de vcs... Talvez seja por isso que vc quer segui-lo...

    A esquerda só está a sete anos no poder, contra 503 anos da direita... Estamos só no começo, ainda vamos equilibrar esses anos...

    Saudações.

    ResponderExcluir
  39. Ora, mas ter orquestrado e diretamente participado de sequestros de embaixadores e assaltos a bancos não são atos de terroristas? então o Ten Cel só disse a verdade. Seria isso revanchismo??

    Wellington Lucena

    ResponderExcluir
  40. Caro Sr. Lucena.

    Já postei acima que "terrorismo", "guerrilheiro" faz parte de um contexto histórico recente do nosso país: a reação correta do povo brasileiro contra os golpistas de 64!!!

    Se for para trazer esse contexto ao século XXI, 2010, então deveria chamar o Ten. Cel. Guedes de "torturador", ou quem sabe "assassino de mulheres indefesas", ou ainda de "covarde" por desaparecer com conterrâneos desarmados e civis.

    ENTENDEU AGORA ????

    Ninguém o rotulou dessa forma. Portanto, ele também e principlamente no cargo que ocupa, pode chamar os outros de "terroristas" fora do contexto. Caso contrário, vai merecer as qualificações acima.

    O problema, já disse, é que parte do cérebro de alguns militares esquizofrênicos ainda estão congelados na guerra fria.

    Já lhe disse: não quero revanche, queremos respeito!!!!

    Saudações.

    ResponderExcluir
  41. caro cristiano,
    de fato a situação de cuba, dos países que citei e dos que o sr. citou só pode ser resolvida por eles mesmos. mas o fato é que parece que concordamos que existem problemas com eles, correto?
    então concordamos que foram brasileiros lutando pra impor seu ponto de vista... uns querendo trazer pra cá a revolução cubana e outros querendo impedir. não vejo porque essa situação não possa ser enquadrada dentro do que o sr disse, "nativos resolvendo problemas do seu país".
    não quero entrar no mérito de que ideologia está certa ou errada, isso é absolutamente pessoal. o fato é que pessoas dos dois lados cometeram crimes (e não o estado, isso não existe) e TODOS devem pagar pelas crueldades.

    gandhi lutou contra um estado infinitamente mais poderoso e opressor sem levantar a mão contra ninguém! e conseguiu muito mais em menos tempo! por que nós então precisamos de recorrer a bombas, (in)justiçamentos, assaltos e sequestros? que glória há em esmagar o crânio de um refém indefeso? pra mim só há crueldade...


    reafirmo o que disse: não há inocentes nessa história...

    ResponderExcluir
  42. Caro Sr. Anônimo.

    Problemas existem em todos os lugares. Nem Deus Pai Todo Poderoso consegue acabar com o Mal... Imagine nós pobres mortais!!!Se vc se satisfaz com essa concordância, tudo bem!

    Já postei acima que essa estória de "trazer revolução cubana, URSS" é uma bobagem inventada por meia dúzia de historiadores para justificar os crimes bárbaros que foram cometidos durante a ditadura. Se tiveres paciência de ler alguns posts acima verá que esse argumento é logicamente inconsistente, pois quer demonstrar o que nunca ocorreu para justificar o ocorrido... Os "milicos" já foram melhores com os argumentos.

    O "Estado não existe"!!!??? Então não existe nação, política, leis, direito etc. Tudo o que existe é um somatório de 'indivíduos' e pronto! Por favor! Esse "individualismo metodológico liberal" que vc defende só serve para os grandes oligopólios imperialistas fazer negócios em toda parte e desrespeitarem as fronteiras e as nações!!! Pelo visto eu sou mais nacionalista que vc!!!

    O poder do Estado foi usurpado em 64 e utilizado contra o povo. O povo, como sempre, reagiu. A causa prima e as consequências dela advinda, são de responsabilidade única e exclusivamente do 'estado ditatorial'. Por isso os culpados devem ser mostrados e julgados por crimes hediondos. Devemos punir a causa e não as consequências.

    Não misture oriente com ocidente. Não somos orientais, não temos essa cultura.

    Pode não haver inocentes, mas com certeza há culpados. E nós vamos mostrá-los e puni-los.

    Saudações.

    ResponderExcluir
  43. Concordo com alguém que tem coragem de enfrentar o desgoverno ditatorial que demite quem fala a verdade sobre o governo. Lula é o maior mentiroso do Brasil. Promete tudo, nada faz. Disse que o povo está na "merda". Quem fez a cagada? O próprio governo. Tá todo mundo covarde com o rabo entre as pernas, alienado pois o governo faz parceira com Judas, diabo, sarney, collor, ze dirceu, Zelaia, etc, etc. Finalmente um Homem com H maiúsculo que será demitido por falar a verdade. A ditadura é agora nos "Anos de Merda". Julio Patriota

    ResponderExcluir
  44. Sei que só publicam o que lhe interessam. Já postei comentários que não agradou a direção. Isto é contra a democracia. Por isto só tem comentário contra o coronel, homem de coragem, o que falta hoje no Brasil Pode detonar meu comentário que não to nem ai. Este governo só faz "merda". Faltam homens de coragens e que falam a verdade.Não tenho rabo preso e não coloco entre as pernas. blindagem deveria colocar na boca suja que só diz "merda". Dilma matou muita gente e está aí blindada. Deveria ser condenada. To de saco cheio..Esperança da Silva

    ResponderExcluir
  45. Sr cristiano. Não gostei de deu blog. Não temos o direito de expressão. Isto é próprio de regimes comunistas. Felizmente as Forças Armadas impediram no Brasil. Mas acho que o povinho não entendeu. Reporter que falar a verdade sobre o governo é demitido.Boris Casoy e outros. Só protege bandidos, corruptos assassinos, ladrões e do mensalão.Lulinha ficou milhonário da noite pelo dia. Como? Todo mundo está ficando milhonário. É isto que a esquerda sempre quiz. E está conseguindo. Seu cristiano, só o povo inculto acredita em suas falácias sem fundamentos. Peço o governo para me processar, só por falar a verdade. A dívida do Brasil com o FMI é de 680 bilhõers. A comentarista saiu doar. Mnetiras e mais mentiras. Cansei...Democrata Livre...

    ResponderExcluir
  46. Comentário após moderação? Tá comprovado que é tudo armação.Por que só postar o que lhe interess? Estão no mesmo time do desgoverno. Sei que não será postado mas teve que ler tudo antes e sentir vergonha de fazer moderação. Tudo farinha do mesmo saco... Deus salvará o Brasil, custe o que custar. Enganar todo mundo, mas não por muito tempo. Alienados tenho pena de vocês, sem personalidade. Conhecerei a verdade e ela vos libertará (...o Brasil )....

    ResponderExcluir
  47. Caro Sr. Anônimo.

    Esse não é um blog público. Por que vc não abre um para vc? É de graça e vc pode emitir suas opiniões. Publico todos os comentários, exceto aqueles que usam palavras de baixo nível e ataques pessoais.

    Pneuma-apeiron é um blog de idéias. Não sou jornalista, sou professor, um proletário brasileiro como milhões em nosso país. Não sou melhor nem pior que ninguem. Só exijo que as idéias aqui expostas tenham um mínimo de coesão lógica e sentido histórico e social.

    Eu não tenho pena de vc! Se vc acha isso mesmo do governo: azar o seu!!! Pois fique sabendo que se depender de mim ficaremos por anos e anos no poder.

    Vcs tiveram 20 anos no poder e destruiram esse país. Tá na hora do povo se levantar e fazer valer seus direitos e sua liberdade.

    Tenha uma boa noite e cuidado com as coronárias...

    Saudações.

    ResponderExcluir
  48. Caro companheiro Anônimo.

    Vc tem todo direito de não gostar desse blog. Não sou candidato a nada e não preciso ficar agradando os outros.

    Quanto ao Sr. Boris Casoy não passa de um canalha, que adora esculachar e menosprezar os mais humildes e pobres desse país, como foi o caso da humilhação pública que submeteu dois pobres garis que lhe desejaram feliz natal, como é de conhecimento público. Portanto, não é a pessoa mais indicada para se opor a quem quer que seja.

    Não estou interessado em crenças mas sim em convencimento. Quero que as pessoas que leiam este blog sejam convencidas pelas forças do argumento, nada mais.

    Se não tens mais nada a dizer: boa noite!

    Saudações.

    ResponderExcluir
  49. Caro Sr. Anônimo.

    Acho que vc está enganado. Esse blog não tem "direção". A direção sou eu mesmo!! Sou diretor, redator, revisor e ainda cuido da arte!

    Todos os comentários são publicados excessão feita aos ataques pessoais e palavras de baixo nível como as que vc publicou no comentário.Mas que postei assim mesmo para todos verificarem como vc são arrogantes e incapazes.

    Ofender os outros não vai resolver seus problemas. Bem vindo à grande construção do ocidente: democracia, uso público da palavra e a razão!

    Passar bem.

    ResponderExcluir
  50. Caro Sr. Júlio Patriota.

    Que linguagem mais chula! Não é a toa que vcs estiveram 20 anos no poder e acabaram com esse país!

    Umas das maiores verdades já ditas sobre São Luís foi dita pelo Lula: "o povo está na merda e nós vamos tirá-los". O Rio Anil, da Vila Palmeira até a liberdade, é um imenso esgoto a céu aberto. O Rio das Bicas no Bairro de Fátima é um depósito de dejetos. As praias de SLZ estão impróprias para banho por excesso de coliformes fecais. Não existe estação de tratamento de esgoto na cidade. Para onde vc acha que vai os dejetos de 1 milhão de habitantes?

    Em vários pontos de SLZ cheira mal, inclusive na dita área nobre como renascença, cohama e São Francisco. O Lula falou uma grande verdade sobre SLZ.

    Portanto, Lula está certo e está trabalhando mais que qualquer outro governo federal jamais fez por nossa cidade. Vc deveria ficar grato.

    Quanto a coragem do Ten. Cel. tenho outro nome para isso: burrice!

    Além de pensar bobagens ainda por cima diz em rede pública de TV! Queria o quê? Ele é subordinado e deve arcar com as consequências da sua fala.

    Na época da ditadura de vcs quem discordava era sumariamente condenado à morte ou à totura nas prisões militares. Nós acabamos com isso. O povo liquidou o regime ditatorial. Por isso é que vc e outros mais vão ficar lendo, ouvindo e olhando nossas bandeiras nas ruas.

    Se postar outro comentário nesse nível não mais publicarei. Afinal é muita bobagem o que vc escreve.

    Saudações.

    ResponderExcluir
  51. Rosilene dos santos chagas19 de janeiro de 2010 20:03

    oi boa noite Cristiano quero que vc saiba que o MA está a favor do ten cel Guedes pois vc fala como se a ministra ja estivesse eleita isso ñ vai acontecer sabe porquê o povo elegeu Lula e ñ a ministra pode aguardar ela ñ será eleita se o tenente realmente ofendeu ele pode pedir desculpas pois todos nós falhamos e acertamos vc nunca errou? sei que perfeito vc ñ é acho tmb que o que vc fez tmb ñ foi correto quantas pessoas falam o que pensam
    mais vc acha que só o ten Guedes esta errado o que vc tem contra os militares? vc sabe que vc ñ esta atingindo só a ele mais toda a sua familia vc ja imaginou como esta a sua esposa e suas filhas seus pais depois dessas palavras duras ditas por vc e outras pessoas no seu blog
    eu lamento mesmo por tudo isso e espero que ele ñ seja punido por isso pois que a ministra saiba que se o ten Guedes for punido farei campanha contra ela dia e noite pois ñ sou militar e á vc passe bem e que Deus venha tirar essa magoa do seu coração

    ResponderExcluir
  52. Cara Srª Rosilene dos Santos Chagas.

    Que o Ten. Cel. Guedes errou não tenho a menor dúvida. Esse é o motivo da minha crítica. Se a srª ler o conjunto das minhas afirmações verás que em nenhum momento ataco as forças armadas, muito pelo contrário, defendo-as como instrumentos fundamentais em um projeto nacional de desemvolvimento soberano. A questão, definitivamente, não é com as instituições das forças armadas.

    Em nenhum momento minhas críticas ao Ten. Cel. Guedes afetam sua pessoa, sua família e sua dignidade de servidor público militar. Minha crítica é teórica e política em cima de suas duras palavras contra o atual governo e a Política Nacional de Direitos Humanos que quer trazer à luz a história dos horrendos crimes cometidos durante a ditadura de 64-84. Em nenhum momento estendi minhas críticas à esfera pessoal. Não sou esse tipo de pessoa. Respeito a todos.

    Acharia salutar se o Ten. Cel. Guedes fizesse uma autocrítica sobre seu ato.Não quero que ele mude de idéia sobre suas convicções. Mas ele sabe que como comandante de batalhão, não pode se expor publicamente contra as autoridades constituídas, principalmente as autoridades máximas desse país. Ele agiu na hora errada, com os meios erradose sem saber exatamente em que terreno estava. Não avaliou direito o resultado da ação. A consequência foi toda essa repercussão negativa.Ele errou e espero que reconheça esse fato.

    Isso é reversível? Talvez. Com a palavra o Ten. Cel Guedes!Ele começou, ele pode terminar.

    Quanto ao fato de vc votar na Dilma ou não faz parte do processo pelo qual várias gerações de brasileiros lutaram e morreram para defender: a democracia! Respeito sua opinião, embora discorde dela.

    Não tenho mágoas em meu coração. Estou tranquilo e aberto ao debate.

    Saudações.

    ResponderExcluir
  53. Não conheço o tal Oficial do Exército, mas não posso compreender o motivo da revolta por ele ter chamado Dilma Roussef - também conhecida por Wanda ou Estela nos valhacoutos da VPR ou VAR-Palmares (não recordo bem a qual dessas quadrilhas ela pertencia) - de terrorista. Ela e seus "irmãos de arma" (Zé Caroço, ops, Zé Dirceu; Carlos Minc, Franklin Martins, Vanuchi e outros meliantes) nunca se disseram arrependidos pelos crimes que cometeram, pelo contrário, orgulham-se deles. O militar só fez o que agrada a qualquer meliante, mostrar o nível de periculosidade da candidata a sucessora de Luiz Inácio.

    ResponderExcluir
  54. Caro Sr. Mujhadin.

    Não há revolta. Se vc ler a postagem vai ver que não se trata de "revisão da história", mas sim, de que a ministra não é mais "guerrilheira" assim como vcs não estão mais no poder. Só isso.

    Não se pode mais aceitar é que uma pequena parcela de militares ainda se julgue nos tempos da ditadura e saia por aí distribuindo sentenças condenatórias! É só isso e nada mais!

    A Dilma não é mais uma "guerrilheira", é uma ministra e será nossa futura presidenta. A ditadura já terminou e não precisamos de orientação política ou opiniões descontextualizadas para construir a democracia. É só isso.

    Se quiser continuar a chamar Dilma de "terrorista", "guerrilheira": azar o seu !!! Talvez isso o iluda a achar que ainda pode mandar em alguma coisa. O que, obviamente, não é verdade !

    Saudações.

    ResponderExcluir
  55. Meu caro Cristiano.

    Você está dando muita corda para esses caras que se escondem no anonimato. Pessoas assim não merecem atenção. São covardes. Quem disse que "anônimo" merece resposta?

    Miguel Álvares Cardoso

    ResponderExcluir
  56. Sr. Miguel Alvares Cardoso.

    Obrigado por suas considerações.

    De fato, procuro responder a todos os comentários, mesmo os anônimos, pois não tenho medo do debate e não quero ser acusado de intransigente. Acredito na força do argumento como expressão da verdade. Coisas de 'filósofo'!!!

    Obrigado pela sugestão e vou pensar no assunto.

    Saudações.

    ResponderExcluir
  57. Cuidado quem diz que a Sra. Dilma Russef,será a nova Presidente do Brasil,muitas águas vão rolar até as eleições e a oposição está de olho,como vcs que os defendem explicam como ELES ficaram tão bem de vida EM TÃO POUCO TEMPO,O QUE ESTÁ ENCOBERTO VAI APARECER,QUEM VIVER VERÁ.

    ResponderExcluir
  58. Caro Sr. Anônimo.

    Pelo 'andar da carruagem' é melhor vcs da direita terem cuidado!!! O governo federal vai bem, a oposição (PSDB e DEM) se afoga nas águas da incompetência administrativa e na corupçaõ e a esquerda junto com o povo está disposta a ir à luta.

    Por tudo iddo afirmo: a batalha vai ser grande, mas Dilma será a futura presidenta do Brasil.

    Saudações.

    ResponderExcluir
  59. João Felipe de Souza24 de janeiro de 2010 19:48

    Sr Cristiano Capovilla,
    Em diversas ocasiões o senhor repete a mesma coisa às várias pessoas, que o ofendem ou não, que os militares destruíram o País em exatos 21 anos... o senhor que parece ser culto, poderia me dizer o que os militares destruíram em 21 anos?
    Seria o setor de infra-estrutura? não pode ser, pois modificaram o cenário de um país sem telecomunicações, sem energia, sem saneamento e esgoto, dentre outros...Deram ao Brasil a energia mais cobiçada hoje pelos países desenvolvidos que é a energia da biomassa..
    Seria a economia? Não acredito, pois tiraram da 45¨ª economia para a 8¨ª e os atuais (digo esses de 1985 até hoje)deixaram voltar para a 12¨ª (há controvérsias que seja a 10¨ª);
    Seria a educação? Não creio, pois criaram serviços de extrema necessidade como o MOBRAL e reestruturaram o setor de educação, que hoje , com uma população eminentemente urbana evoluiu muito pouco desde 30 anos atrás.
    Seria o setor de transporte? não acredito... Um País que, orientado pelo pensamento de Getúlio Vargas, que deveria ser conduzido por estradas (errado, mas era o pensamento a época), decuplicou a extensão de estradas no País, tentando integrar o território Nacional, como a rodovia Transamazônica, que antes que o falem impropérios sobre a mesma, era inviável pela falta de tecnologia e de material inexistente na região, como a brita.
    O que os militares destruíram , senhor Cristiano? Roubaram? qual o militar que enriqueceu nesse período? Qual o caso de corrupção envolvendo militares? QUAL? o senhor pode dizer?....
    20 anos... 5 DITADORES.. eleito indiretamente pelo Congresso.
    Que golpe foi esse, que foi suplicado pela população em marcha pelas ruas, para que não deixassem o Brasil na mão dos comunistas? Leia as manchetes do O GLOBO, Folha de São Paulo, etc.
    Hoje temos Dilma Roussef, terrorista, assassina, Ministra.
    Qual a diferença entre ela e um torturador? ambos erraram.... muito... qual a diferença? Querem rever a Lei de Anistia? Tomara que sim, mas que punam Tarso Genro, Dilma Roussef, Paulo Vannuchi e outros imbecis que participaram de um movimento DERROTADO...
    O governo de 20 anos atrás (civis) está roubando, manchando o nome do Brasil, enquanto aqueles a quem se refere erradamente e sem conhecimento como "os que destruíram o Brasil" morrem no Haiti, elevando a bandeira de seu País.
    Hoje o Brasil é conhecido por possuir Forças Armadas pobres, graças à falta de recursos destinados por civis, mas Forças Armadas que constroem estradas por onde o senhor anda com o seu automóvel... estradas feitas com o suor de militares que não subtraíram 1 tostão de seu país....
    Enfim, estou aqui para entender o que os militares destruíram em 20 anos....
    Ah, em tempo... depois de 21 anos no governo os civis retornaram não foi? E na 1¨ª eleição direta para presidente, o que aconteceu?
    Sr Capovilla, se fosse um jogo de futebol, comparando o governo de 21 anos dos militares, com os 21 anos de civis (até o momento), seria um vexame...

    ResponderExcluir
  60. Caro Sr. João Felipe de Souza.

    Elenco abaixo o que eu considero destruit o país:

    Usurpação da soberania brasileira em favor dos interesses do imperialismo norte-americano (o golpe de 64 seguiu fielmente os interesses dos EUA, assim como toda América Latina). A "ameaça comunista" é estória da carochimha para esconder a vassalagem dos golpistas.

    A pátria de joelhos sobre os grilhões da dívida externa.Dívida em 1964: 2,5 bilhões de dólares. Dívida externa em 1984:101 bilhões de dólares ou 48,2% do PIB!!! Os 'técnicos' do FMI é que elaboravam nossa política monetária e financeira: vergonha nacional e subserviencia ao imperialismo. os grandes beneficiários deste endividamento foram as multinacionais, seguidas das grandes empresas de capital nacional. Os custos deste endividamento foram jogados nas costas dos trabalhadores e da democracia. Nós pagamos a conta da farra dos 'milicos'.

    Arrocho salarial e concentração da riqueza. Com a idéia de "é preciso crescer para depois dividir" o Brasil se tornou nesse período o país mais desigual (diferença entre os mais ricos e mais pobres) do mundo! A inflação na saída dos ditadores do poder, prova maior da sua incompetência administrativa, era de 223% em 1984!!!

    As cidades e os estados, sem planejamento algum e governado por prefeitos biônicos (civis indicados por militares)permitiram criar esses monstros que hoje estão aí para nós resolvermos. Sem saneamento e infraestrutura.

    Corrupção: aqui é a parte mais interessante. Se hoje, com todas as leis de fiscalização, com CGU, Ministério Público, Imprensa livre, oposição organizada e um ideal republicano mais elevado, nós temos o que temos, imagine sem nenhum desses pré-requisitos! Posso citar dois ícones desse período: João Castelo no MA e Paulo Maluf em SP.

    Corupção nas grandes obras:a transamazônica custou 12 bilhões aos cofres públicos e nunca foi terminada... Dinheiro pelo ralo que foi parar na conta de alguém...

    Portanto caro sr.João, a democracia só está tentando ajeitar a herança maldita que vcs deixaram para nós depois dessa aventura desastrosa no comando da república. E não citei a falta de democracia e os crimes de lesa-pátria e lesa-humanidade que vcs cometeram.

    Por fim, se vc consedera a forma como vcs saíram do poder de vitória: azar o de vcs !!! Foram escurraçados pelo povo nas praças e seus adversários estão hoje no poder !!!!

    Os Marinhos, os Civitas, etc. Foram beneficiários financeiros do golpe de 64. Não vale a pena citá-los como prova de popularidade do golpe.

    Quem está reequipando as Forças Armadas é o governo Lula. Que inclusive vai concluir o Submarino Nuclear que a incompetência e a submissão aos EUA nunca deixaram vcs concluirem.

    Tudo o que os golpistas fizeram de bom, desaparece perante as tragédias que apresento acima.

    Saudações.

    ResponderExcluir
  61. CAPOVILLA
    NÃO SEI COMO VC TEM CORAGEM DE NEGAR O OBVIO. NEGAR QUE A DILMA É TERRORISTA É A MESMA COISA QUE DIZER QUE O RIO AMAZONAS NÃO EXISTE.
    ACORDA VBERMELINHO

    ResponderExcluir
  62. João Felipe de Souza28 de janeiro de 2010 05:38

    Sr Capovilla,
    A única certeza que tenho, e que o senhor sabe que é a realidade, é que o movimento ao qual o senhor reverencia, idolatra e preconiza jamais será vencedor em nosso país.
    A sua ideologia é ultrapassada e já foi derrotada várias vezes.
    O senhor faz parte dos derrotados....
    Esse é o último comentário que faço em seu blog pois vejo que o senhor quer atenção, mas sempre com os mesmos argumentos de quem saiu de 21 anos com o rabo entre as pernas.
    Saiba que o Brasil ainda reconhece que se as Forças Armadas não tivessem tomado o poder, seus companheiros e quem sabe o senhor, estariam fuzilando milhões nos paredões...
    Desejo que o senhor supere traumas do passado e que consiga levar a sua vida em frente. O Brasil já superou e somente pessoas de baixa inteligência e carentes de atenção ainda querem revolver o passado.
    Saiba que as Forças Armadas foram, são e serão o sustentáculo desse País e não precisam de seus planos de reestruturação.
    O Brasil vive muito bem sem o senhor e seus comentários, mas NUNCA existirá sem as Forças Armadas.
    Por fim, o lema das Forças Armadas que o senhor nunca falou e nunca falará : O BRASIL ACIMA DE TUDO!

    ResponderExcluir
  63. Sr. Américo.

    Já afirmei acima e não pretendo me repetir:terrorista, guerrilheiro não é profissão, mas fruto de uma conjuntura política específica. Assim como torturador, sequestrador de brasileiros inocentes e assassinos de mulheres indefesas, acredito, também não seja função das forças armadas, salvo em épocas de golpes e ditaduras.
    Mas, se mesmo assim vc quer chamar de Dilma de terorista: azar o seu! Pois ela será a presidenta do Brasil e vc vai ficar assim mesmo: reclamando aos ventos !!!

    Saudações.

    ResponderExcluir
  64. Caro Sr. João Felipe de Souza.

    A realidade é bem mais complexa do que vc relata acima. O fato é que apesar dos esforços do imperialismo, do qual os golpistas de 64 são apenas marionetes, tentou, tentou e não conseguiu derrotar as forças democráticas, progressistas, de esquerda e comunistas. Apenas 20 anos após o golpe fascista, as bandeiras gloriosas do PCdoB já estavam nas praças exigindo democracia, liberdade, justiça social e soberania da nação ! esse é o fato inconteste.

    Vcs tiveram a chance de vcs e, como demonstrei na resposta anterior às suas perguntas, fracassaram! Foi um fracasso em todos os sentidos! Para vcs ficarem perdendo tanto tempo comigo, um simples professor, é porque a situação de vcs é de extrema fragilidade, não resistem a qualquer argumento mais estruturado. Nesse debate o sonhador é vc!

    Não vamos acabar com as forças armadas: vamos integrá-las à nação, ao povo, a um projeto nacional de desenvolvimento. Não vamos intrumentalizar as forças armadas contra o povo, como vcs semprer fizeram (em Canudos, em 64, etc.) As forças armadas serão o instrumento legítimo da soberania e do desenvolvimento autônomo da nação! Não precisamos ser tutelados pelo imperialismo. É isso que faremos.

    Essa estória de uma "aristocracia militar" ficar tutelando a nação é uma coisa retrógrada, anti-republicana e anti-democrática! Ao dizer que o "Brasil está acima de tudo" significa que a nação, o povo, sua cultura, sua história, seu território, sua língua etc., estão acima de tudo: inclusive de instituições particulares que tem que se modificarem para atender os anseios dessa nação!!!

    Com esse entendimento maior, mais profundo da nacionalidade eu digo: Brasil acima de tudo !!!

    Saudações.

    ResponderExcluir
  65. Marcelo Ramos - Professor de História
    Poste este comentário Sr Cristiano.

    Não vou entrar na seara de quem está com razão, porque, senão, teria que me alongar neste post.
    Mas o Sr se diz proletário e professor. Não sei de que disciplina, mas queira Deus que não seja de História (é com H mesmo, não existe estória), pois temo por seus alunos. Seja imparcial em seus comentários. Seja responsável, pois a paixão por nossas crenças não nos exime de responsabilidade, honestidade, imparcialidade e, principalmente, da verdade. Se somos educadores, SEJAMOS EDUCADORES!!!

    ResponderExcluir
  66. Caro Sr. Marcelo Ramos.

    Sou um assalariado urbano, vivo somente dos rendimentos de minha profissão, moro numa cidade com 1 milhão de habitantes, portanto, satisfaço o conceito de proletário. Se isso lhe ofende: AZAR O SEU !!!

    "Deus queira que não seja de História". Vc é professor de História ou catecismo? Tenho pena dos seus alunos: imagine só a cientificidade das crendices que deve pregar!

    Estória: narrativa de lendas, contos tradicionais de ficção;mula-sem-cabeça, do saci, do curupira. Coisas inverossímeis, inacreditáveis. "Estória para boi dormir": conversa enfadonha, com intuito de embair; conversa fiada. Deixar-se de estórias: evitar rodeios, indo logo ao ponto principal.

    Portanto, professor, alargue seus horizontes para além da História e saiba que também existe estórias...

    Se eu não estivesse com a verdade não seria necessário 50 postagens para demonstrar isso, bastaria uma. Mas, pelo visto e exposto acima, não estou errado.

    Passar bem profº de História.

    Saudações.

    ResponderExcluir
  67. Cristiano vc nao deve ter estudado verdadeira historia, me parece ser mais um bitolado pela aristocracia mediocre, mas td bem aceitamos a falta do saber , meu caro vc deveria ter nascido na epoca dessa " ditadura" como vc chama ai hj teria uma visao bem diferente.

    ResponderExcluir
  68. Caro Sr. Anônimo.

    Se por acaso eu estivesse nascido na época de ditadura, com certeza estaria do lado daqueles que lutaram para derrubá-la, foram exilados, torturados e mortos covardemente por pessoas da sua laia.

    Portanto, aproveito tudo o que a democracia conquistada nas ruas me oferece, inclusive denunciar e desmascarar esses fascistas, traidores da pátria e 'paus mandados' do imperialismo ianque travestidos de militares!!!

    ResponderExcluir
  69. estao e com inveja do comandante do 24 bc, pos nunca um comandante fez oque ele fez, seus bando de invejosos

    ResponderExcluir
  70. Caro.

    Admiro a empolgação do Cel.. ele só não pode é falar demais e se empolgar como fez em vários eventos fechados e na TV!!!

    Deve se colocar em seu lugar: como comandante de batalhão militar!!!

    Qualque coisa pede baixa e vai ser locutor de rádio AM !!! Lá, quem sabe, suas opiniões particulares e subjetivas serão levadas em consideração!

    ResponderExcluir

Seu comentário será publicado após moderação.