segunda-feira, 18 de janeiro de 2010

O MOTIVO DO MEDO: PESQUISA EXATA JÁ APONTA FLÁVIO DINO COM 19%.


Corre pelos bastidores políticos os números da nova pesquisa Exata para governador. Divulgada por grupos caxienses, a pesquisa confirma o sentido apontado pelas anteriores, a de setembro do IPOP, a de outubro do PSDB e a de dezembro do Instituto Sensus encomendada pelo grupo Sarney. Os números apontam para a estagnação, com tendência à regressão, de Roseana Sarney, o teto de Jackson Lago e o crescimento progressivo de Flávio Dino. Ambos estão respectivamente com 45%, 23% e 19%.

Embora as pesquisas tenham metodologias um pouco diferentes, nas de novembro e dezembro Flávio Dino já aparece com dois dígitos, aproximando-se rapidamente de Jackson Lago. Os números da Exata confirmam essa tendência. Isso tudo acontece em um cenário em que o candidato comunista ainda é, por um lado, menos conhecido que a atual e o ex-governador e, por outro, enfrenta a máquina de contra-propaganda oligárquica, que espalha boatos da sua não candidatura. Se levarmos em conta que o PT ainda pode somar com a aliança de esquerda que sustenta a candidatura de Flávio Dino - que já conta com o PCdoB e o PSB - então o potencial de crescimento do comunista é ainda maior.

Não custa nada lembrar que pesquisas sempre são uma fotografia de um determinado momento e circunstância. Mas o crescimento sustentável de Flávio Dino indica que o desejo de transformação e mudança do povo maranhense não são apenas desejos subjetivos, mas sim uma realidade objetiva, fruto do desenvolvimento da luta política em nosso estado e da necessidade de avançarmos no processo civilizatório.

Esses números apontam, mas uma vez, para a responsabilidade dos agentes políticos democráticos, progressistas e de esquerda, dos movimentos sociais e lideranças populares, para construção de uma alternativa que supere o flagelo oligárquico que nos prende ao atraso.

Segue atalho para postagem que mostra a comparação estatística das três pesquisas anteriores: http://pneuma-apeiron.blogspot.com/2009/12/flavio-dino-se-consolida-nas-pesquisas.html

6 comentários:

  1. Essa EXATA nao erra nenhuma.

    ResponderExcluir
  2. Ressalto que fiquei muito feliz com essa pesquisa!
    Quero mencionar que tenho grande simpatia pela candidatura de Flávio Dino ao Governo. Pois representa a renovação e pode ser a terceira via política para o nosso Estado. No entanto, mais que isso pode ser uma alternativa de projeto político "democrático-popular" para o nosso Estado.
    Vou aguardar as decisões internas de nosso partido! Mas espero que estejamos todos juntos nesta jornada!
    ALMIR BRUNO
    Partido dos Trabalhadores

    ResponderExcluir
  3. Capovilla, vc está correto. é um pouco parecido com o evento de 2008 em São Luís, guardadas as devidas proporções e circunstâncias. Flávio saiu de um dígito e avançou até o segundo turno, numa eleição dura, difícil contra setores atrasados da política local. interferiram, além de outros fatores o desgaste de grupos políticos na ilha e o surgimento na disputa real pelo poder de uma esquerda unida com setores democráticos e progressistas da cidade.
    Além disso temos o melhor produto: Flávio Dino. e isso surge não como uma falácia opu blefe de qualquer tipo mas como resultado do movimnento concreto no tabuleiro da luta pelo poder no estado e no País. De fato não só o grupo liderado pelo Senador Sarney e outros teme a candidatura Flávio mas também aquela turma que à direita faz o jogo do quanto pior melhor, a exemplo daquilo que se passou.

    forte abraço

    ResponderExcluir
  4. Caro Almir Bruno.

    Vc também representa a renovação política em nosso estado. Ao superar as cotendas introligárquicas abriremos espaços para os legítimos representantes do povo, lideranças populares, democráticas e progressistas.

    Com certeza estaremos mais uma vez lado a lado nessa batalha democrática e progressista.Sem dúvida contamos com todos vcs!

    Parabéns pela conquista de melhor blog de 2009. Sou um de seus leitores.

    Saudações.

    ResponderExcluir
  5. Caro Jornalista Marden.

    De fato a candidatura de Flávio Dino e das esquerdas representa uma necessidade objetiva do povo maranhense. Não é uma invenção midiática, aristocrática ou simplesmente fruto do desejo subjetivo de alguns, mas algo real. Sem dúvida que a candidatura a prefeito de Slz já demonstrou isso.

    Agora, com "o eterno retorno de Roseana" e a enorme decepção com o governo de Jackson, Flávio emerge como alternativa real de poder, abrindo espaço para novos atores políticos no MA.

    Saudações.

    ResponderExcluir

Seu comentário será publicado após moderação.