quinta-feira, 12 de novembro de 2009

A nobreza do Samba!



Hoje é o aniversário de Paulinho da Viola. Sambista, portelense, vascaíno, brasileiro, Paulinho reúne em si as melhores qualidades do nosso povo!

Seu estilo sóbrio e complexo de manejar o violão, a viola ou o cavaquinho, unifica-se com sua magistral poesia.

Dono de uma melodia clássica, costuma nos surpreender com poesias e arranjos modernos, trazendo para dentro do samba - a mais nacional manifestação da nossa cultura popular - elmentos da música universal.

Dia desses comentando com meu amigo e camarada Haroldão sobre a conjunção entre nosso povo e o samba, ele me disse que: "parte dos africanos que foram trazidos para o Brasil eram de nobres, reis, príncipes e guerreiros dos vários povos que foram escravizados".

De imediato descobri que o Paulinho da Viola é um dos descendentes espirituias desses nossos ancestrais que para aqui vieram. A prova é a sua elegância, diria mesmo que ele é um "nobre", a delicadeza e a sofisticação que empenha nas suas composições não deixam a menor dúvida da sua descendência real. É a realeza do samba.

Da matriz profunda que o liga diretamente a Pixinguinha, Paulinho representa a nobreza, o conhecimento, a elegância e a genialidade do nosso povo, trazendo a certeza de que ainda vamos encontrar nosso destino grandioso no concerto universal das nações.

Parabéns ao mestre Paulinho da Viola.

2 comentários:

  1. capovilla, paulinho da viola é um dos nosso heróis nacionais. deve viver para sempre como essência da grande nação brasileira.

    recordom-me e acredito que muitos também do show dele no aterro do bacanga aqui em são luís. um delírio nacional popular.

    salve, salve, paulinho
    parabéns pelo aniversário

    ResponderExcluir
  2. É verdade Marden.

    Paulinho da Viola só nos traz alegria !!!

    ResponderExcluir

Seu comentário será publicado após moderação.