quinta-feira, 6 de agosto de 2009

Palestina: representante do PCdoB se reúne com Mahamoud Abbas


Teve inicio nesta terça-feira, dia 4, na cidade histórica de Belém, na Palestina, o 6º Congresso do Fatah, o primeiro a ser realizado em solo palestino, que ainda se encontra sob ocupação de Israel. Depois de 20 anos – o último congresso ocorreu em 1989 em Tunis – a instância máxima do movimento de Libertação Nacional palestino, finalmente volta a se reunir.


“Trata-se de um congresso histórico porque é o primeiro que se realiza sem apresença do fundador e líder histórico dos palestinos, Iasser Arafat. Além disso, há uma grande expectativa em torno das decisões do congresso, que busca encontrar novas estratégias na condução da luta pela independência e construção do Estado palestino”, conta Milton Alves, representante do PCdoB no evento e presidente do partido no Paraná. Até o momento, há mais de 2.500 delegados, além de delegações estrangeiras e equipes de apoio e de segurança.


O congresso teve início com uma intervenção do presidente da Autoridade Nacional Palestina, Mahmoud Abbas, que tomou praticamente toda a manhã. “Ele traçou um quadro político realista da situação e apontou as perspectivas no sentido de encontrar os caminhos para a libertação completa e definitiva da Palestina”, disse Alves. Abbas também denunciou a política de agressão de Israel e a continuidade dos assentamentos de colonos judeus, subtraindo ainda mais porções do território palestino.

Milton relatou ainda ter participado de breve reunião com o presidente Abbas. “Durante o encontro, expressei a opinião do partido e a solidariedade efetiva dos brasileiros e dos comunistas em particular com a causa da libertação e construção de um Estado palestino forte, democrático e soberano”. Alves também manteve contatos bilaterais com outras organizações palestinas, como a Frente Democrática, a Frente Popular, Fida e PPP.

O congresso acontece até a próxima sexta-feira, dia 6. Porém, as sessões desta quarta e quinta-feira não permitem a presença de delegações estrangeiras.

Do vermelho.org.br, com informações de MIilton Alves, de Belém (Palestina)

2 comentários:

  1. o texto ficou ótimo

    parabens pelo texto

    mas gostaria camarada cristiano QUE VC publicasse em seu blog o texto do nosso saudoso amigo Marlon Botão : O PED 2009 E AS OLIGARQUIAS DO MARANHÃO
    http://blogdoedwilson.blogspot.com/2009/08/o-ped-2009-e-as-oligarquias-do-maranhao.html

    um forte abraço,

    Marlon Henrique
    JCNB-MA

    ResponderExcluir
  2. Caro Marlon Henrique.

    Li o texto do Marlon Botão e concordo em grande parte com que ele diz, afinal precisamos superar essa dicotomia intraoligárquica que destrói nosso estado.

    Entretanto, por estarmos numa conjuntura de eleições internas no PT, a simples publicação do texto de Marlon Botão implicaria em críticas a mim e ao meu partido por outros setores do PT, embora eu particularmente ache que o texto trata de questões gerais do qual todos devem concordar.

    Como não sou do PT pode parecer para alguns uma intromissão, coisa que jamais faria.Para evitar boatos e mal entendidos, acho melhor não publicar assuntos dessa natureza, não por vc ou pelo Marlon Botão, pessoas que admiro e respeito. É só uma questão de manter boas relações com todos.

    Espero que vc me entenda! Publico qualquer outra coisa que não seja sobre a eleição interna do PT.

    Um grande abraço e saudações.

    ResponderExcluir

Seu comentário será publicado após moderação.