domingo, 28 de junho de 2009

Imagens do 'espírito do povo' !

Para quem diz que o 'espírito do povo' - o 'volksgeist' dos românticos alemães- é apenas uma idéia sem conteúdo objetivo, olha então essas imagens capturadas por Thaís na Praia Grande, sexta-feira 26.

Um Cazumbá, força espiritual da floresta que ressuscita o boi. Ser místico que se materializa nos autos dos bois de zabumba em uma forma híbrida, meio-humana... meio-bicho, sua carranca monstruosa, seu intrumento exótico (geralmente um chocalho) e sua coreografia única, complexa e encadeada.

É impossível não ficar hipnotizado quando olhamos para ele.
E, para confirmar mais uma vez a materialidade das idéias dos românticos, a união entre o 'espírito do povo' e o conceito de 'pátria', a terra onde viveram nossos antepassados e onde vivemos.
As tradições populares remontam o passado dessa terra e o deixa como herança para as futuras gerações. Também celebram a vida presente, a festa, que tem por pressuposto a efetividade de um trabalho livre da alieneção e de opressão.
A esse nativismo que se unifica, como totalidade de contrários, ao todo da nação, as imagens do espírito do nosso povo em um arraial !!!



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário será publicado após moderação.